--Anúncio banner + links + tradutor

Este blog é destinado a pessoas que gostam de fazer arte e artesanato. Há mais de 400 passo a passos em pintura, fuxico, patchwork, feltro,... artes manuais de maneira geral. Na barra de links acima estão os índices fotográficos das postagens do blog.

Não é um blog de vendas. Aqui não se vende nada. É um blog para aprendizagem. O que aprendo coloco aqui para compartilhar com vocês. Você pode copiar os trabalhos, utilizar as fotos, desde que dê os devidos créditos para o ARTEMELZA através de um link. Leia a nossa licença para mais detalhes.

Seja muito bem-vindo e espero que goste do blog.

22 fevereiro 2012

Como colocar barra em pano de prato.

 

Quem trabalha com artesanato sabe que pano de prato sempre vende.
Um pano com uma barrinha bonita, além de secar a louça, enfeita a cozinha.
Existem diversas maneiras de colocar a barrinha no pano…quem ainda não sabe como fazer para que a barra fique bem certinha…vai adorar essa dica.

 

Você vai precisar de um pano de prato liso e retalhos de tecido.
Se desejar enfeitar com frutas como mostra a foto abaixo…vai precisar de tela adesiva…custa uns 12 reais o metro.

DSC04487

 

Pegue o pano de prato e enrole-o.

DSC04414DSC04418

 

Dessa maneira.

DSC04420DSC04464

 

Corte 15 cm de altura do tecido que escolheu. A largura vai depender do tamanho do pano de prato que comprou ou fez. Deixe uma margem de 2 cm na largura em cada lado do pano.
Nessa maneira de colocar a barra o tecido precisa ter o mínimo 15 cm.
Se desejar pode fazer maior.

DSC04423

 

Alfinete do lado do avesso em uma das pontas do pano de prato. Coloque alguns alfinetes para não sair do lugar.

DSC04465DSC04466

 

Vire o pano para o outro lado e alfinete a outra margem do tecido.

DSC04467DSC04468

DSC04421DSC04422

DSC04425DSC04470
DSC04426

 

O pano de prato vai ficar dentro do tecido da barra.

DSC04427DSC04428

 

Costure à máquina.

DSC04429DSC04432

 

Agora puxe o pano de prato, virando a barra para o lado direito.

DSC04433DSC04434

 

…é bem fácil…veja como fica…

DSC04438

 

Os 2 lados iguais.

DSC04440DSC04441

 

Para o arremate das beiradas…faça uma bainha dobrando o pano para dentro da barra.

DSC04442DSC04443


Depois dobre o outro lado e coloque bem rente à primeira dobra da barra.

DSC04444DSC04445

 

Para fazer a fruta ou outro desenho, use tela adesiva dupla face.
Pode usar entretela com cola…mas você terá que costurar toda a volta do desenho.

@4000

Para usar a tela adesiva…corte uma tira do tamanho do desenho que você for colocar…coloque no lado sem papel e passe a ferro.

heatbond


Dessa maneira.

DSC04472DSC04473
DSC04474DSC04475
DSC04476DSC04477

 

Agora risque no papel o desenho que desejar.

DSC04478DSC04479

 

Recorte o desenho.

DSC04480DSC04481

 

Tire o papel….coloque no pano de prato…

DSC04482DSC04483

 

…e passe a ferro…se colocar mais de um…comece sempre pelo meio…

DSC04484DSC04485

 

Paninho pronto.

DSC04486

 

Fica legalzinho.
Dá para fazer em toalhinha de mão…em toalhas grandes não fica bonito pois, ficará um pano muito grande…a toalha é muito volumosa.

DSC04488

 

Simples e bonito.

DSC04498

 

Alguns desenhos.
…Essa técnica pode ser feita com qualquer contorno de desenho…
…árvore…casa…bolos…bonecas…lacinhos…

5NZ2A5AHPWnp0shJ62bm646b871b2af992f040be209238dfbec4desenhos_colorir_vegetais_7Maçã




veja também….

artemelza - suporte para prato quente

Suporte para prato quente | Support for hot dish

A idéia de hoje é fazer ou “recauchutar” um suporte para pratos quentes.
Faça com qualquer tecido e fica a sugestão de um presentinho de Natal bem baratinho e feito por você....

The idea today is to make or "recap" a support for hot dishes.
Make with any fabric and this is a suggestion of a small gift for Christmas, very cheap, made by you...

 
artemelza - pote de vidro

Enfeite para vidros | Ornament for glass

Na postagem de hoje um vidro de palmito vazio vira um pote que poderá ser utilizado de diferentes maneiras…pote para balas...

In today's post an empty glass of palm turns a pot that can be used in different ways ... pot for candies...

 
artemelza - lixeira de feltro para carro

Lixeira de feltro para carro | trash bin of felt for car

Uma lixeirinha dentro do carro é sempre muito útil. Para fazer essa de feltro você precisa de feltro (2 cores), enfeites de fuxico ou outro enfeite qualquer, linha de bordar, agulha, tesoura e linha...

A small trash bin inside the car is always very useful. To do this one of felt you need felt (2 colors), yo-yo decorations or any other ornament, line of embroidery, needle, scissors and thread...


Veja os índices fotográficos do blog | See the blog photographic indexes
artesanato | crafts             fuxico | yo-yo           feltro | felt            patchwork
natal | christmas          páscoa | easter           pintura | painting
pintura figurativa | figurative painting           pintura abstrata | abstract painting

121 comentários:

  1. Olá, lindo os panos, não conhecia essa forma de colocar um barrado... não entendi como você faz o acabamento na lateral do barrado. Você dobra para dentro? Ou fica dobrado pelo lado de fora?
    Paz e Luz
    Bjcas
    Graça

    ResponderExcluir
  2. Amiga vc sempre arrasando com tanta criatividade e artes cada vez mais lindas... adoro!

    Bjuss

    Vani Helena


    CLICK aqui e participa desta campanha você também!Ela já está sendo um sucesso!

    http://vrpcartesanatos.blogspot.com/2012/02/campanha-exclua-verificacao-de-palavras.html#comment-form

    ResponderExcluir
  3. olá M.Elza
    Esta dica parece fácil para uns, para mim foi "a descoberta".
    Muito obrigado, beijos

    ResponderExcluir
  4. O que uma boa idéia parece ser um jogo divertido, no entanto, tentar!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia querida!
    Eu faço quase igual, vi no programa Arte Brasil e até que ficou bonito mas vou fazer desse jeito, quem sabe é mais fácil né?

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Elza,

    Sempre muito útil seus pap's. Obrigada por partilhar!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Graça
    A dobra é para dentro...já corrigi o texto.

    ResponderExcluir
  8. oi querida que ideia boa...não consegui deixar bem certinho a minha tirinha de tecido no pano de prato, agora aprendi...rsrsrsrs
    Espero sua visitinha
    coisinhas-da-jujuba.blogspot.com
    Beijokas no Coração

    ResponderExcluir
  9. Olá,Maria Elza!
    Depois de ver o pap tão detalhado,parece fácil.Nunca imaginei que fosse feito assim.Obrigada por ensinar.
    Um beijo,Nena

    ResponderExcluir
  10. Adoro teus PAPs bem explicadinhos! Ganhei uns paninhos assim da querida Tania Paz e nao sabia como fazer. Obrigada!

    Já postei teu link e imagem no meu pinterest, espia

    http://pinterest.com/pin/246994360783543688/

    bjs

    ResponderExcluir
  11. Muito interessante vou tentar fazer assim.
    Faço fraldas e cueiros com barrado e vou aplicar sua técnica.
    beijos
    Angela

    ResponderExcluir
  12. Aqui eu viajo no mundo da criatividade. Você é um talentos e explica muito bem!
    Bjim,
    Ana

    ResponderExcluir
  13. Maravilha!! Fica um acabamento perfeitinho, limpo...

    ResponderExcluir
  14. Muito obrigada por todas as dicas que vc nos oferece com tanta generosidade.
    Seu espaço é maravilhoso, beijos, Zélia.

    www.brincandocomcores2.blospot.com

    ResponderExcluir
  15. Sensacional!!!
    Eu nunca fiz assim, agora vou fazer.
    Beijos e obrigada

    ResponderExcluir
  16. Nossa fica perfeito amei!! obrigada pela dica!,bjo.

    ResponderExcluir
  17. Olá Maria Elza!!!
    Amei seu blog, que explicação!!!! demais..
    também amo artesanato, ficou lindo o pano de prato.
    Vou te seguir, assim não perco seus posts.
    Abraços e até mais...
    Silmara

    ResponderExcluir
  18. Oi Querida Melza, você não faz ideia o quanto esta dica é importante para mim. Há quatro anos bordo em Ponto Russo mas, tenho pouca afinidade com costura e coloco a barrinha nos panos de copa por observação. Agora, eu irei fazer a coisa certa!!! Muito obrigada por este artigo maravilhoso... Felicidades!!!!!! Bjs

    ResponderExcluir
  19. OI MIGUXA QUERIDA, APROVEITOU O FERIADÃO?
    MIGUXA , MAS QUE BELA DICA!!!!!! AMEI, OBRIGADA POR COMPARTILHAR. BJUS E BOM INICIO DE SEMANA.

    ResponderExcluir
  20. Oláaa

    Ficou muito lindo!

    Obrigada por compartilhar, vou tentar sua técnica, gostei mesmo do resultado!

    Bjooo

    ResponderExcluir
  21. Adorei a dica, vou fazer.
    Super fácil.
    Obrigada .
    Beijo
    Izabel

    ResponderExcluir
  22. Adorei. Fica um acabamento muito caprichado. Vc sabe explicar e a gente entende perfeitamente.



    Bjos Luzia

    ResponderExcluir
  23. O pap é maravilhoso, Elza!

    Coincidência, mas logo depois de fazer um post de umas toalhinhas que fiz usando essa técnica, a Fernanda Reali compartilhou seu link e eu vim qui dar uma espiada.
    É do mesmo jeitinho que eu faço, que aprendi com a Irma, do Flor de Prenda.
    Então, como referência, linkei pro pap da Irma e tb aqui para o seu, tá?
    Obgada por compartilhar uma coisinha tão fácil e prática pras costureirinhas em início de carreira como eu!
    Bjukas =]

    ResponderExcluir
  24. Elza eu adorei a sua dica vou fazer as minhas barrinhas com mais facilidade.
    Beijos
    Marcia

    ResponderExcluir
  25. ADOREI ESSA BARRINHA. OBRIGADA POR VOCE EXISTIR.ES UMA FOFA.SONIA

    ResponderExcluir
  26. Esta barrinha chegou na hora certa. Nem sei o que seria de mim sem você.Obrigada por me permitir aprender com você.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  27. Bom dia !!!
    Amei esta dica ,bem fácil,vou pra minha maquina de costura ver se consigo fazer.Deus te abençoe.Bjins

    ResponderExcluir
  28. Maravilhoso! Explendido! Muito obrigada Deus a abençoe.

    ResponderExcluir
  29. Elza, amei!!!!
    Facinho de fazer...agora meus problemas acabaram. rsrsrsrsrs
    Eu quebrava a cabeça e não ficava bom.
    Beijos querida, todos os dias dou uma
    passadinha aqui para aprender mais.
    Beijos
    Rita Zaidan

    ResponderExcluir
  30. muiiiiiiiiiiito lindo seus artesanatos gosto muito de ver

    ResponderExcluir
  31. Amei, agora ficou bem nais fácil com as imagens eu tinha visto no arte brasil, mas em vídeo. Nossa agora ficou show bjs e brigaduuuu, Kátia.

    ResponderExcluir
  32. Oi, Elza, acompanho sempre tua página e adoro. Obrigada por este pap, estava querendo pôr barrinhas nos panos e não sabia.
    Beijos e obrigada

    ResponderExcluir
  33. Olá, querida Elza, agora fica bem mais fácil... seu PAP é 1000, obg mais uma vez por compartilhar conosco !!!! bjkkkkk =*
    Mônica

    ResponderExcluir
  34. Elza, estou adorando seu blog, tenho acompanhado sempre. Obrigada por compartilhar conosco suas habilidades. Os pap's são bem explicadinhos e como sou iniciante tenho conseguido fazer sem maiores problemas. Bjkas.

    ResponderExcluir
  35. Elza, adorei a dica, realmente fica muito bonito, vou fazer com certeza, beijocas

    ResponderExcluir
  36. Nossa que máximo!! Adorei esta dica, não conhecia esta maneira...obrigada pelo pap...bjkas

    ResponderExcluir
  37. Elza, parabéns pelo post sobre barrados de panos de pratos! É muito bom aprender mais a cada dia. Faço panos de pratos e essa dica é muito bacana. Um abraço.

    ResponderExcluir
  38. Oi Elza, dica maravilhosa pra quem faz panos de pratos, pois o barrado conta muito para embelezar o trabalho, não é mesmo?

    Pinto panos de prato e quem faz os barrados dos meus é minha mãe, pois não sei costurar direito...rrss...Acho lindo aqueles com barrados de tecido e passa-fitas com fita de cetim, é muito alinhadinho!
    Parabéns pelas dicas! Vou mostar a minha mãe, ela vai amar aprofundar os conhecimentos dela.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  39. Elza, você é sensacional, sempre tornando simples
    coisas que temos dúvidas e não conseguimos achar em lugar algum. Obrigada pelo carinho.

    ResponderExcluir
  40. Elza amada de Deus,
    Você que é tão especial, que disponibiliza tanta riqueza para todas nós, partilha tudo sem esperar em troca, você que sigo há anos, mesmo antes de ter meu blog, quero muito dizer para você neste link
    http://luzartes.blogspot.com/2012/02/amados-amigos-virtuais-blogueiras.html

    Deus te abençoe, te ilumine te dê a paz.
    Márcia

    ResponderExcluir
  41. Só se pode agradecer a Deus a Deus por vc existir e ter essa sabedoria, e passar para nós aprendermos também dessas maravilhas. Que Deus continue te abençoando

    ResponderExcluir
  42. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  43. Só se pode agradecer a Deus por vc existir e ter essa sabedoria, e passar para nós aprendermos também dessas maravilhas. Que Deus continue te abençoando

    ResponderExcluir
  44. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  45. M A R A V I L H A! Excelente post para pessoas que desejam aprender a fazer uma barra bem feita. Outra coisa amiga, amo "bainha aberta" ou "ponto ajour" Aprendi com uma tia mas esqueci... Procurei pela internet toda e não tem. Só encontrei aquelas coisas complicadíssimas. Nada daquela velha e boa bainha simples, feita à mão, com capricho. Fica aqui a sugestão. Se puder nos ensinar.... Um abraço Elizabeth (sua fã

    ResponderExcluir
  46. Olá Elza!
    Que benção essa aulinha,não sabe como eu apanho para fazer essas barrinhas,mais depois dessa aula tudo vai ficar melhor com certeza,muitooo obrigadaaaa.bjos fique com DEUS.

    ResponderExcluir
  47. nossa amei, vou fazer desse jeito,um abraço

    ResponderExcluir
  48. Sensacional! Obrigada por ensinar o que sabe...
    Abraços.
    Lucia Almeida

    ResponderExcluir
  49. Amei seu blog e já estou te seguindo. Também faço algumas artes com panos de prato, dá uma olhadinha no meu blog: craftsbygabi.blogspot.com.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  50. Boa tarde!!!
    Amei a dica. Agora ficou beemmm mais simples!
    Obrigada por postá-la.
    Bjinhos
    Fica com Deus
    Joice, do Ateliê Bibiê, ateliebibie.blospot.com
    Inté

    ResponderExcluir
  51. Fiz um pano de prato assim e ficou perfeito.
    Postei no meu blog e deixei seu link.
    Eu quero fazer este barrado em toalhas de mesa mas como se faz os cantos? Voce pode ensinar?
    Beijos e obrigada

    ResponderExcluir
  52. oii melza vou fazer o barrado eu tenho certeza q ira dar certo. com uma professora dessa tudo fica facil...bjusss

    ResponderExcluir
  53. adorei super fácil, obrigado pela, fica lindo..
    bjus...

    ResponderExcluir
  54. VocÊ é nota mil...obrigada pelo seus ensinamentos.

    ResponderExcluir
  55. Olá Elza, estou encantada!O seu blog é diferente de todos que já vi. É praticamente aulas virtuais de artesanato. Parabéns, vc me ajudou e, certamente, vai ajudar muita gente com os seus ensinamentos.

    ResponderExcluir
  56. Olá Elza,

    Navegando pela net, te encontrei.
    Quando li sobre como pregar barrado em pano de prato, fiquei tão curiosa que fui para máquina ver se dava certo.
    E ficou massa!
    Agora ficou muito mais fácil e sem ter como errar.
    Já te seguindo.
    Faça-me uma visita quando quiser. Será sempre bem-vinda!

    Bjs,
    Fernanda
    http://omelhorefazer.blogspot.com

    ResponderExcluir
  57. Quando quero saber como se faz algo, sei que vou achar no seu blog. Seus ensinamentos são fantásticos. Continue nos ensinando Melza. Feliz pascoa para todos os seus e pra você. Te gosto muito.

    ResponderExcluir
  58. Quando quero saber como se faz algo, sei que vou achar no seu blog. Seus ensinamentos são fantásticos. Continue nos ensinando Melza. Feliz pascoa para todos os seus e pra você. Te gosto muito.

    ResponderExcluir
  59. Obrigada,amiga.Ajudou a tirar várias dúvidas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  60. Amo! passar por aqui!
    Já aprendi,inumeras coisas!
    Mas alguem conseguiu?ou fez já está barrinha?
    Meninas? kkkkkkk!(risos)eu ñ consegi! fiz um nó só!!!!!sei lá!!!!
    Melza?no que será,que eu errei?
    Bjos queridas!
    E obrigada!
    Que DEus continue te abençõando com este carinho com nós!
    Renata

    ResponderExcluir
  61. Renata
    Vc deve ter se enrolado na hora de puxar o pano dentro da costura.
    Tem que ir puxando devagar...com calma...vc deve ser que nem eu...quando me empolgo vou fazendo depressa para ver como fica...e acabo me atrapalhando toda...rsrsr
    Te garanto que dá super certo... tenta de novo...o "nó" talvez tenha ocorrido porque vc puxou o pano muito rápido...
    Não vejo outro motivo....se acertar me conta...tá? bjs

    ResponderExcluir
  62. Amei essa dica, vc é nota mil, suas dicas são sempre mto úteis, sem falar no bom gosto.já vou colocar em prática, pois tenho alguns panos para colocar a barra. gde abço. Hilma

    ResponderExcluir
  63. Amei essa dica, vc é nota mil, suas dicas são sempre mto úteis, sem falar no bom gosto.já vou colocar em prática, pois tenho alguns panos para colocar a barra. gde abço. Hilma

    ResponderExcluir
  64. Amei essa dica, vc é nota mil, suas dicas são sempre mto úteis, sem falar no bom gosto.já vou colocar em prática, pois tenho alguns panos para colocar a barra. gde abço. Hilma

    ResponderExcluir
  65. Olá, queria agradecer pelo blog, lindas postagens, fotos muito bonitas, dicas e o passo a passo hiper bem explicadinho...ah, fiz vários paninhos de prato e vou ensinar pras minhas amigas...obrigada de coração!!

    ResponderExcluir
  66. Hi Elsa thank you for this wonderful site with all the free projects God bless you Lovies Hannie

    ResponderExcluir
  67. Oi, querida!!!Adorei a dica! Ficou perfeito...nem consigo imaginar q consegui fazer...estou animadissima...fazia de outras formas e nao dava muito certo.Muito agradecida.Beijao!!!!

    ResponderExcluir
  68. Oi, querida!!!Adorei a dica! Ficou perfeito...nem consigo imaginar q consegui fazer...estou animadissima...fazia de outras formas e nao dava muito certo.Muito agradecida.Beijao!!!!

    ResponderExcluir
  69. obrigada....eu tenho uns paninhos pra fazer e não tinha ideia de como ficava o barrado assim perfeito...eu fiz mas não chega nem aos pés desse ai...agora os meus vão ficar show....obrigadaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  70. se vc me autorizar gostaria de deixar um link desse passo a passo na minha pagina no Facebook
    volto depois para saber a resposta...

    https://www.facebook.com/pages/Filhas-da-Maria/267232350043560

    ResponderExcluir
  71. obrigada Elza...vou colocar agora....bjs

    ResponderExcluir
  72. achei interessante esta maneira de barrado que deus ti abençoe abraço

    ResponderExcluir
  73. Gostei Muito Desse Site Maravilhoso Continue Com esse Otimo Trabalho
    ~~

    ResponderExcluir
  74. adorei.n sabia exatamente como se fazia essa barra no pano, fazia de forma mais trabalhosa como se colocasse um viés..mas assim fica bemm mais facil ameiiiiiiii bjo grande claudia

    ResponderExcluir
  75. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  76. Querida, recebo sempre com muita curiosidade e muito prazer suas atualizações...e aqui estou p/ aprender a colocar o barrado no pano de prato...mas acredita que não consegui entender como vc faz para enrolar o pano de prato no tecido do barrado? tentei, tentei mas não deu certo...será que vc poderia explicar com mais detalhes?...é que sou loura, sabe como é, demora mais p/ entender...rsrs. bjos

    ResponderExcluir
  77. Adorei o PAP achei muito facil e o resultado final ficou otimo
    De uma olhada no meu blog Loucas por Costura
    Eugenia

    ResponderExcluir
  78. gostei muito vou tentar fazer obrigada

    ResponderExcluir
  79. Oi Maria Elza!
    Fiz meu primeiro paninho com este pap,amei!! tá aqui ó http://anacristinaschardosim.blogspot.com.br/2012/11/paninho.html
    Bjus

    ResponderExcluir
  80. Ótima dica. Faço panos de prato e sempre tive dificuldade para colocar esse tipo de barra. Agora graças a essa dica maravilhosa vai melhorar o meu desempenho. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  81. Ótima dica.Faço panos de prato e sempre tive dificuldade com esse tipo de barra. Agora vai melhorar o meu desempenho graças a essa maravilhosa dica. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  82. Maria Elza, obrigada pelo PAP, acabei de aplicar o barrado e ficou perfeito.

    ResponderExcluir
  83. Muito bom seu trabalho , eu vendo panos de pratos comecei recentemente vou aprender fazer isso ai valoriza os panos parabêns pwlo otimo trabalho

    ResponderExcluir
  84. Olá Elza parabéns pelo blog, adorei o PAP, tenho uma colega que comprou 15 panos(sacaria) e tecidos em algodão e me pediu para fazer o barrado pra ela, quanto você aca que devo cobrar na mão de obra por unidade, terei o custo apenas da linha de costura. Ficarei muito agradecida se me responder, não gostaria de cobrar nenhum absurdo mas também não posso fazer sem cobrar. meu email é neidecard@hotmail.com.Muito obrigada pela atenção. Bjs, Neide

    ResponderExcluir
  85. Olá Neide
    Leia o post de como colocar preços nos trabalhos...abçs
    http://melzamelo.blogspot.com.br/2010/04/como-colocar-preco-nos-trabalhos.html

    ResponderExcluir
  86. Boa noite!! li o post e já.. já .. fui fazer, adorei!!!!! deu super certo.. e olha rescem comecei as costuricis ..rsrsrsrsrsrs
    só ficou uma duvida , na aplicação.. eu tenho o papel auto colante.. e vi que vc colocou ali e passou o ferro.. será que não sai, nas lavagens? e quanto ao tecido tem que ser que não desbote né?.. não posso mostraR O QUE FIZ pq não tenho blog... e a resposta se possível enviar para suzaners@hotmail.com ... preciso saber se da de colar com papel auto colante,e não vai saur nas lavagens não conheço esta tela que vc mostra.
    bjuss no seu aguardo...

    ResponderExcluir
  87. Olá Suzy

    Costumo colar o papel colante sem fazer as costuras da volta.
    Tenho alguns panos que já são velhinhos e não descolaram até hoje.
    Se fizer para vender aconselho a costurar a volta para que tenha certeza que nenhum incidente ocorrerá com seu trabalho.
    Se a cola estiver vencida, costuma soltar durante as lavagens. Como geralmente não sabemos a validade da cola, é melhor não arriscar.
    A cola do papel colante nacional costuma descolar.
    O objetivo do papel cola é não fazer a costura da volta mas, nem sempre isso acontece. O papel colante é caro e deveria fazer o papel dele...colar sem precisar costurar a volta.
    Se optar por costurar use entre tela que é muito mais barato....
    Bjs

    ResponderExcluir
  88. Olá, amiga

    Vim te visitar por indicação da Cássia do Cantinho das Artes da Cássia e simplesmente amei o seu blog. Estava precisando de dicas para aplicar barras em panos de prato, então Obrigada!

    Deixo meu blog pra me visitar e o Face.
    http://artedebordar2012.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/atelieartedebordar

    Seja bem vinda!

    Nilda Souza
    artedebordar2012@gmail.com

    ResponderExcluir
  89. Que trabalhos lindos e criativos, amei! Parabéns!

    Abraços, com carinho! (:
    Cantinho Sandrinha S. S.

    ResponderExcluir
  90. Vim aqui por intermédio do Ateliê Arte de Bordados,e gostei muito da dica.muito Obrigada

    ResponderExcluir
  91. Infelizmente eu não entendi! Só até a parte onde você enrola o pano e alfineta a barra a primeira vez! Tem algum vídeo mostrando esse passo a passo? Pode me ajudar? Obrigada.

    ResponderExcluir
  92. Cristiane
    Não tem vídeo no blog....vc só leu ou tentou fazer?

    ResponderExcluir
  93. Olá Maria Elza, realmente eu só tinha lido! Hoje separei os materiais e huhuuuuuu... consegui fazer. Fica a dica: "não ficar só na leitura, o segredo é tentar fazer". Muito obrigada por sua atenção. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  94. Maria Elza, obrigada pela resposta.. acho que vou deixar sem aplicação.. pq realmente não quero costurar,queria só coladinho... então assim que conseguir um papel importado tentarei fazer para mim, primeiro....ou talvez com cola pano, será que daria? Adorei a dica do barrado e já fiz vários!!!!!! como disse estou iniciando, então adorei pq ficou perfeito....
    Obrigada pelo PAP MARAVILHOSO!

    ResponderExcluir
  95. Amei seu blog e já estou seguindo. Legal sua dica de aprendizado. Também tenho um blog e como você também não vendo nada, publico as coisas que faço e passo os endereços de onde aprendo o que faço. Parabéns. Visita meu blog
    artesdaadilma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  96. tu esta sempre me surpreendendo.ja to copiando.obrigada por dividir teus conhecimentos conosco.sucesso

    ResponderExcluir
  97. Olá...adorei o pap...tanto que utilizei pra fazer minha cortina da cozinha...rsrs
    Têm o pap no meu blog...casadosreclamagildos.blogspot.com, com link para este post...espero não ter problema...
    Bxusss...

    ResponderExcluir
  98. Nossa adorei muito lindo parabéns preciso muito de dicas para poder ganhar dinheiro é muito ruim depender de marido ...

    ResponderExcluir
  99. Achei muito eficiente.Bem explicado.Vou tentar fazer.Gostei muito!

    ResponderExcluir
  100. Oi Maria Elza, guria mais paninhos feitos com esta técnica do barrado enrolado, uma delícia, tem post lá no blog, Obrigada sempre!

    ResponderExcluir
  101. Muchas gracias por compartir este paso a paso. Thank you for sharing this tutorial. Obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  102. nossa muito legal esse post, não conhecia essa maneira de costurar a barra, vou tentar, obrigada

    ResponderExcluir
  103. Maria Elza:
    o meu negócio é cozinha, mas como preciso sair um pouco dela, resolvi comprar uma máquina e fazer... artesanato de cozinha! Fiz meu primeiro pano de prato com a sua ajuda aqui! Como sou leiga, na hora de costurar deu um medinho (será que vai dar certo? será que fiz tudo certo???). Nossa, que show!
    Fã do seu blog de hoje em diante!
    Agora vou futucá-lo, rsrs!
    Bjus!
    E se quiser dar uma passada na minha cozinha, fique à vontade! (cozinhasanta.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  104. Show!!!!!!!!! Valeu pela dica. Parabéns pelo blog.
    bjssss

    ResponderExcluir
  105. Olá, este pano de prato realmente é super prático. Vi num outro blog e resolvi pesquisar a fonte, pois pretendo colocar no meu blog, para isso gosto de dar os créditos. Gostaria de saber se a ideia é criação sua. Parabéns pelo blog
    Denise

    ResponderExcluir
  106. Craft Room a ideia não é minha. É uma técnica feita há muitos anos...não dá para saber a fonte...bjs.

    ResponderExcluir
  107. Olá!
    Adorei o PAP.
    http://ateliercoisasdelauria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  108. Oá Elza
    gosto muito de artesanato e tenho aprendido muita coisa bonita no seu blog e agradeço de coraçao. hoje gostaria de ajuda em relaçao a uma colcha casal de capitone que quero fazer pra mim mais ou menos quanto de tecido eu compro?
    preciso fazer emenda???
    um abraço!!!!!!

    ResponderExcluir
  109. Oi Elza, td bem? Adorei seu blog, sou iniciante e fiz o barrado do pano de prato e dei certo de primeira. gostaria q vc me informasse onde posso encontrar a tela adesiva dupla face, já olhei em várias lojas de artesanato e não consegui achar. Gostaria de ´perguntar também onde achar o pano de saco alvejado mais em conta. Comprei 5 no sinal de trânsito, mas nem sempre consigo achar estes vendedores. Muito obrigada pela ajuda. Abraços! Nazare

    ResponderExcluir
  110. Olá Elza, parabéns pelos seus trabalhos.

    ResponderExcluir
  111. Elza Obrigada. Amei o pano de prato.Já aprendi muitas Artes sua, pois te sigo a muito tempo. Mais uma acabei de aprender. Deus te Abençoe mais e mais. Bjs
    Cida.

    ResponderExcluir

Devido ao grande número de "SPAM" que tenho recebido, os comentários estão sendo moderados. Faça o seu comentário conforme instruções abaixo e aguarde a liberação.
Comente a respeito do que achou deste artigo, dúvidas, críticas, sugestões...
Por favor, solicito não comentar sobre pedidos de ajuda, doações, correntes, caridade ou qualquer outro assunto não relacionado com o conteúdo do blog.
Obrigada.